Damasco, damasco, damasco…


 

Eu sei que para algumas pessoas isso é caro, outras nem gostam, mas eu amo essa fruta. Se parar para pensar, um potinho desses que vende no mercado (pelo menos onde compro é assim) custa cerca de R$ 6,00, eu não resisto e compro.

A fruta tem um gosto diferente, é seca, doce, ácida, mas sempre que pego um potinho como que nem pipoca. Fico me imaginando sentada com um vidro como o que foi servido numa festa de aniversário de um colega esse ano, o namorado dele plantou a semente do vício em mim naquele dia, onde tinha damasco para todos os convidados. Nesse momento, se eu tivesse com um daqueles só para mim, garanto que não prestaria…

Porque minha loucura vira cultura: O damasco é pouco cultivado no Brasil, devido à má adaptação do plantio em nossas terras, isso justifica o alto custo no mercado – ressalto que essa é minha opinião pensando na relação de análise de mercado, “escassez” versus procura, alto investimento de cultivo versus lucro, influência da demanda na oferta.

Segundo pesquisas, a fruta possui propriedades que ajudam a prevenir o aparecimento de cânceres, variadas vitaminas, dentre outras substâncias benéficas (veja em http://www.anitanutricionista.com.br/2011/04/damasco-aliado-da-dieta.html). Porém, como sempre há de haver, as frutas secas encontradas no mercado possuem riscos à saúde devido aos conservantes alem de probabilidades às alergias.

***

Sei que não é legal disseminar isso, mas eu tenho um potinho me esperando em cima do balcão da cozinha e essas restrições de alergia não se aplicam a mim. Claro que tudo em excesso faz mal, mas…

Fruta seca

Pesquisei as informações na web, percebi que muitas informações são trechinhos de outras, o melhor texto que encontrei foi http://www.infoescola.com/frutas/damasco/.

 

 

Deixe um comentário

