Ainda no mundo de Sofia


Estou maravilhada com as descrições e conhecimentos que esse livro me passa, as teses filosóficas, literárias, religiosas, as explicações teológicas, tudo, me impressiona e me faz entender perfeitamente o que a frase introdutória quis dizer.

Goethe tinha razão, visto do pondo de vista de Gaarder, quando ele dizia “Quem, de três milênios, não é capaz de se dar conta vive na ignorância, na sombra, à mercê dos dias, do tempo”. Ele fala sobre conhecimento.

O conhecimento é o ponto mais quisto e “supostamente” adquirido pelo homem, ele não busca novas visões quando tem a própria, não amplia pensamentos, se fecha e, com isso, ignora a infinidade de informações ao redor. É necessário aprender, buscar o significado das coisas para que não vivamos em prol de nada, sem saber, esperando a vida levar e ponto.

Sobre a famosa “só sei que nada sei”, tenho a dizer que Sócrates foi, sem dúvida, o filósofo que conseguiu desfragmentar a mente do homem. Como podemos afirmar opiniões sem conhecer a do outro, achando que sabemos de tudo? A forma mais singela de demonstrar sabedoria é admitirmos a ignorância sobre o vasto campo de conhecimento, em todas as áreas há sempre um mistério que não ousamos tocar, pensar, apenas concebemos uma ideologia que impomos a nós mesmos a fim de confortar as dúvidas que não têm solução.

Quanto pesquisarmos sobre assuntos que achamos que sabemos, perceberemos o quão grande eles são a ponto de vermos que o que conhecemos não é nada além mínimo percentual daquilo que o contexto quer mostrar.

 

Pode parecer viagem e eu poderia ir ainda mais longe, chegando mais perto da ponta da pelagem de um coelho branco tirado da cartola preta do mágico chamado Universo.

Imaginem o quão longe a louca aqui ainda pode ir… “só sei que nada sei”…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s